TDAH - TRANSTORNO DO DEFICIT DE ATENCAO.
- Daniella Caropreso
- 24 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
🔺FALTA DE ATENÇÃO, 🔺HIPERATIVIDADE, 🔺IMPULSIVIDADE,🔺 PARECE ESTAR NO “MUNDO DA LUA”? . Pessoas com TDAH têm dificuldade em manter a concentração, normalmente são agitadas e têm dificuldade em executar as tarefas até o fim. . As crianças parecem estar "no mundo da lua", dificuldade de manter a atenção em uma mesma tarefa e não param quietas por muito tempo. Tanto as crianças como os adolescentes com TDAH podem ter problemas de comportamento, como dificuldades com regras e limites. . Se você é pai, mãe ou responsável por alguma criança que apresenta esses sintomas, ENTRE EM CONTATO, pois irei te ajudar!!! Agende uma avaliação ON-LINE! . Preciso dizer para que fique tranquilo pois tudo tem solução!!! 🙏🏼 . 📍TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que caracteriza-se por 3 sintomas: hiperatividade, impulsividade e falta de atenção. Os primeiros sinais de TDAH normalmente aparecem na fase escolar. As crianças que tem Déficit de atenção e hiperatividade podem serem curados sem dúvida alguma. Requerem tratamentos com abordagens multidisciplinares, para isso a fonoaudiologia e psicopedagogia se juntam para uma solução eficaz e rápida para seu filho.
Notamos que na maioria dos casos as comorbidades existentes na área tanto da linguagem oral como escrita. As mais comuns são: respiração oral, deglutição atípica, dislalia, disgrafia, disortografia, disartria, discalculia, dislexia, e dificuldade em estruturar e organizar o pensamento oral e escrito. Distúrbios estes de competência e domínio da atuação Fonoaudiológica.
Dessa maneira sinto-me absolutamente competente para atuar e discutir a Dislexia do Desenvolvimento, pois é um comprometimento diagnosticado em muitas crianças com TDAH.
Dislexia do Desenvolvimento é um dos transtornos que mais afetam o aprendizado e, segundo a Associação Internacional de Dislexia, é um transtorno específico, sendo caracterizado pela dificuldade na correta e/ou fluente leitura de palavras, na escrita e nas habilidades de decodificação, interferindo na ampliação do vocabulário e conhecimentos gerais, quando se comparam sujeitos com todas as habilidades preservadas e outros com transtornos de leitura e escrita com a mesma idade, escolaridade e nível de inteligência. (Lukasova K., 2007).
Na Dislexia do Desenvolvimento pesquisas têm demonstrado que áreas cerebrais envolvidas responsáveis por processos perceptuais, cognição e tarefas metacognitivas estão alteradas (Etchepareborda MC, 2003), acarretando num conjunto heterogêneo de manifestações que prejudicam as habilidades sensoriais e linguísticas.
Neurobiologicamente, durante o desenvolvimento embrionário podem ocorrer algumas anomalias que provocam disfunções neurais, comprometendo o desenvolvimento do processamento do som, cuja localização cerebral encontra-se na região têmporo-parietal esquerda, responsável pela análise da palavra escrita. Em outros estudos, encontram-se alterações no cerebelo, que é responsável pelo processamento fonológico da leitura e pela motricidade fina responsável pela disgrafia (Capovilla AGS, Capovilla FC 2000).
Venho atuando em vários casos de sucesso e realizando estudos, onde concluo que os diagnósticos de Dislexia do Desenvolvimento devem ser tratados por profissionais , dentre os quais o Fonoaudiólogo, onde atuando o quanto antes , evitará danos maiores para a vida cotidiana e escolar do seu filho.
Σχόλια